Redirect

This Page

has moved to a new address:

http://www.tuliorosa.com.br

Sorry for the inconvenience…

Redirection provided by Blogger to WordPress Migration Service

terça-feira, março 29, 2011

Atualização dos servidores de Homologação e Desenvolvimento – Parte I

imageUm dos problemas mais chato que um DBA tem é manter os servidores de banco de dados de Homologação e Desenvolvimento atualizados (iguais aos de produção).

Uma solução é criar rotinas para automatizar esse processo, nos próximos 4 post estarei demonstrando como fazer essa implementação.

A solução consiste em fazer o backup das bases e restaurar nos servidores de desenvolvimento e homologações. No final de cada restauração executar instruções t-sql para fazer configurações no servidor e adicionar usuários, tudo de forma automática, sem a intervenção do DBA.

 

Primeiro vamos entender os tipos de servidores de banco de dados

· Produção: Servidor principal, utilizado pelos sistemas da empresa, contem os dados que não podem ser perdidos ou alterados sem algum tipo de controle.

· Desenvolvimento: Servidor utilizado pela equipe de desenvolvimento, servidor que é submetido a várias alterações durante o processo de desenvolvimento ou alteração dos sistemas, a perda de dados nesses servidores não geram consequências para a empresa.

· Homologação: Servidor utilizado pela equipe de testes, para testar os novos sistemas que entrarão em produção, a perda de dados nesses servidores não geram consequências para empresa.

 

clip_image002

Resumindo, utilizamos os servidores de desenvolvimento para alterar ou desenvolver os novos sistemas, os servidores de homologação são utilizados para testar o que foi desenvolvido visando identificar algum problema ou erros, e se tudo estiver correto passamos para os servidores de produção.

 

Porque atualizar os servidores de Desenvolvimento e Homologação

Para criar um servidor de desenvolvimento nos baixamos os backup do servidor de produção em um novo servidor, com isso temos nesse momento um servidor igual ao de produção. Após um determinado período os servidores de produção terão mais dados que o de desenvolvimento, pois os sistemas utilizam somente os servidores de produção. São varias as consequência de trabalhar com um servidor desatualizado, entre os problemas podemos destacar performance, imagine que quando o servidor de desenvolvimento foi criado tinha uma tabela de notas fiscais com mil notas, e hoje em produção temos dez milhões, o sistema durante o desenvolvimento estava rápido, mas quando entra em produção pode provocar problema de performance, os quais poderiam ter sido identificado na faze de desenvolvimento ou homologação.

Em relação aos servidores de homologação, se o servidor estiver desatualizado os testes não refletirão os problemas que existirão quando o sistema entrar em produção.

 

Frequência de atualização dos servidores

Os servidores de desenvolvimento tem uma frequência de atualização menor que os de homologação, como o desenvolvimento pode levar meses, os servidores de desenvolvimento poderiam ser atualizados a cada 6 ou 12 meses. Os servidores de homologação precisam estar sempre atualizados, nesse caso poderiam ser atualizados diariamente ou semanalmente.

 

Continua no próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário